» Download EU COMIGO MESMO: aqui ou aqui / Download QUADRINHO MUDO: aqui ou aqui / Download O MITO DA CAVERNA:aqui ou aqui

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Press on

Por que discutir sobre quadrinhos? Por que debater sobre sua importância? Em parte por motivação pessoal e em parte por descobrir todo um potencial ainda inexplorado em sua totalidade, tomar as histórias em quadrinhos como objeto de estudo mostra-se revelador para aquele que apenas se deleita com a obra escolhida. Mas quando tornamo-nos atuantes, colaboradores com nosso pensamento, ajudamos cada vez mais a erguer as bases, levantar as colunas que dignificam o que nos dispomos a pesquisar e compreender.

Posso entender hq como resultado. Encarar como arte e caracterizá-la como fenômeno. Um sistema complexo de linguagem, complexidade de fácil assimilação, destrinchada, interpretada e reorganizada como peças de montar por uma criança; um quebra-cabeças no qual podemos encaixar cada vez mais peças. Pois cada peça é universal, não há outra que não lhe agregue. Não há limites, pois quanto mais se agrega, mais se arquiva informação, mas o quadrinho ganha, mais história se cria, mais se conta.

Besteira? Pura terapia ocupacional? Talvez no começo sim, mas após o estágio de sedução inicial e construção dos valores, sinta-se obrigado a não fechar os olhos. Sinta-se obrigado a ver tudo e esquecer bonito e feio para olhar dentro. Muito mais fundo do que antes você já tenha olhado. Sinta-se obrigado a pensar diferente, de forma que coisas pareçam loucura para outros ou até para você mesmo.

Quando esse dia chegar, sinta-se feliz, você que faz quadrinhos.


...............................................................
Esse post faz parte de nossa pesquisa. Para saber mais, leia:

Introdução
Por que quadrinhos?
Press on

Por uma definição: Arte Sequencial
Definindo o quadrinho
Origens
Quadrinhos para além dos super-heróis

A linguagem e seu vocabulário
Iconografia: letra e imagens pictóricas
Texto e imagem
Pensamento ocidental X oriental

Quadrinhos Mudos
Falando sem abrir a boca uma vez
Viabilidade como mídia de comunicação de massa
Exemplos

Síntese

O projeto
Adoção de partido
Desenvolvimento do partido adotado
Experimentação

Conclusão?

Nenhum comentário: