» Download EU COMIGO MESMO: aqui ou aqui / Download QUADRINHO MUDO: aqui ou aqui / Download O MITO DA CAVERNA:aqui ou aqui

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O projeto (parte 3)

Experimentação

Interessante ver como somente imagens suscitam diferentes interpretações de várias pessoas. Foi importante, senão necessário, porque para mim a história pode estar funcionando perfeitamente, mas eu faço quadrinhos para os outros, e não para mim mesmo.
Primeiro eu apresentei o quadrinho para a pessoa ler, sem eu dizer nada. Depois ela lia e me contava o que entendia. Depois eu dizia o que eu queria passar com a história, contando-a do meu jeito.

Numa das entrevistas, surgiu um problema: a cena do elevador, da pessoa tossindo. Muitos disseram que ele não parecia estar tossindo, e sim levando um soco. Na primeira versão ele estava só tossindo, depois de ouvir os comentários, puz uma onomatopéia indicando que era tosse. Apesar de serem texto, as onomatopéias, como já citado na pesquisa anteriormente, foram aqui usadas como representação visual à emissões sonoras25.

A confusão que a falta de uma "legenda" sonora pode causar...

O mesmo problema apareceu novamente no homem tossindo. Outra pessoa não entendeu que o homem tossia, na página dois, não entendeu de onde surgiu a mulher muito bem. Tanto o primeiro quanto o segundo entrevistado, concordaram que na transição da segunda página para a terceira, não ficava claro no último quadrinho que o olhar da mulher era de surpresa. Os olhos transmitiam mais sensualidade do que deveriam, de modo que ela parece jogar um charme para o garoto ao invés de se surpreender com sua presença. O segundo entrevistado sugeriu que eu tirasse fotos de pessoas para captar as expressões faciais.

olhar 43

o grafismo da boca foi substituido por um balão de fala vazio, sem letras.

o tchau

A correção de silhuetas e o correto posicionamento mostrou-se importante. O tchau que eu queria mostrar foi interpretado como apontar para uma direção, como dito pela terceira entrevistada, tudo porque a mão da personagem está deitada e colada no rosto:

Como se tratam só de imagens, qualquer coisa que se ponha a mais com o intuito de refinar o desenho pode atrapalhar. Nisso, um falar pode se transformar em tossir, como apontou o quarto entrevistado:

Sugestões e críticas anotadas para o posterior andamento deste projeto, que pretendo levar para frente.

25. citado no capítulo "Viabilidade como mídia de comunicação de massa".


...............................................................
Esse post faz parte de nossa pesquisa. Para saber mais, leia:

Introdução
Por que quadrinhos?
Press on

Por uma definição: Arte Sequencial
Definindo o quadrinho
Origens
Quadrinhos para além dos super-heróis

A linguagem e seu vocabulário
Iconografia: letra e imagens pictóricas
Texto e imagem
Pensamento ocidental X oriental

Quadrinhos Mudos
Falando sem abrir a boca uma vez
Viabilidade como mídia de comunicação de massa
Exemplos

Síntese

O projeto
Adoção de partido
Desenvolvimento do partido adotado
Experimentação

Conclusão?

Nenhum comentário: