» Download EU COMIGO MESMO: aqui ou aqui / Download QUADRINHO MUDO: aqui ou aqui / Download O MITO DA CAVERNA:aqui ou aqui

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O projeto (parte 1)

Adoção de partido

Aqui começa a análise propriamente dita do quadrinho mudo...

O que é partido? É escolher uma direção pro projeto, seja ele qual for. No meu caso, precisava escolher em que direção levar o meu quadrinho... E para isso, queimei a mufa para pensar em 11 direções distintas a seguir, e delas escolher apenas uma. Escolhi a mais óbvia, e obviamente não revelarei aqui as outras 10, sendo isso assunto confidencial arquivado nos porões da minha mente. Das onze idéias expostas no ensaio, a escolhida foi a primeira, que era fazer uma hq convencional, nisso englobando todo o processo comum na produção de uma hq:

geração de idéia ou roteiro,
esboço das páginas;
definição das margens do layout;
finalização;
digitalização(nunca diga "escaneamento" numa apresentação formal);
impressão.

O material seria convencional também em sua estrutura, ou seja, páginas, capa, contracapa. O modo de leirura escolhido foi o ocidental, ou seja, da esquerda pra direita, em vista da maior aceitação para o publico em geral.


...............................................................
Esse post faz parte de nossa pesquisa. Para saber mais, leia:

Introdução

Por uma definição: Arte Sequencial

A linguagem e seu vocabulário

Quadrinhos Mudos


O projeto

Nenhum comentário: