Eu não poderia concluir isso. Não posso. Não há como dizer: acabou, está findado, terminado, concluído. Não... O universo dos quadrinhos é quase que infinito, muito grande, e talvez impossível, senão certo, de alguém, um ser humano comum como eu e você, conhecer tudo sobre o asunto, ter lido tudo que é quadrinhos. Meu esforço é menos que uma agulha no palheiro. Mas é o meu esforço. É algo também que quero compartilhar, por isso a criação deste blog. Não. Ainda não acabou... Não enquanto houver gente disposta, não enquanto eu continuar gastando meu rico dinheirinho para ler quadrinhos, enquanto eu passar dias e noites desenhando, não enquanto alguém cair por acaso(se é que existe acaso) através do google aqui. O universo dos quadrinhos é algo que existe, sim. Existe dentro de cada um e fisicamente. E isto não é utopia nem discurso de motivação. O universo dos quadrinhos existe na mente de cada um, seja para os criadores(roteristas, desenhistas, etc.) como para quem lê, vê, observa e acompanha o quadrinho. A história está no papel, e acontece diante dos olhos do leitor, mas também em sua mente, pois depende dele a vida da história. Que profundo, não? Sem o leitor, histórias em quadrinhos não passariam de pedaço de papel.
Gratificante? Claro que sim. Tanto para mim quanto para você, tenho certeza. Fazer uma pesquisa extensa assim sobre um assunto que é quadrinhos me somou bastante para entender esse meio. Foi interessante praticar algo que eu já fazia antes, mas sem essa carga de conhecimento adquirida agora. Ainda não sei muito, mas já é um grande começo. Na verdade, começa agora.
A seguir, a bibliografia. A bem da verdade, a parte que deve estar incompleta é a dos sites já que na correria , não guardei o endereço de alguns, mas de resto, tudo está nos conformes. Qualquer duvida ou curiosidade sobre a bibliografia comente neste post ou mande-nos um email:
freexpressionanquin@gmail.com (atenção com as letras... eu mesmo as vezes escrevo errado.)
E aguarde. Em breve mais quadrinhos, posts de pesquisa e blá blá blá...
................................................................................................................................................
Bibliografia
Sites
Livros
Teses de mestrado
Revistas
Manuais
ZoomDate Fujifilm...............................................................
Esse post faz parte de nossa pesquisa. Para saber mais, leia:
Introdução
Por que quadrinhos?
Press on
Por uma definição: Arte Sequencial
Definindo o quadrinho
Origens
Quadrinhos para além dos super-heróis
A linguagem e seu vocabulário
Iconografia: letra e imagens pictóricas
Texto e imagem
Pensamento ocidental X oriental
Quadrinhos Mudos
Falando sem abrir a boca uma vez
Viabilidade como mídia de comunicação de massa
Exemplos
Síntese
O projeto
Adoção de partido
Desenvolvimento do partido adotado
Experimentação
Conclusão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário