» Download EU COMIGO MESMO: aqui ou aqui / Download QUADRINHO MUDO: aqui ou aqui / Download O MITO DA CAVERNA:aqui ou aqui

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Religião e quadrinhos

Seja você crente ou não, é de se concordar que os ensinamentos de Jesus(se você tem alguma noção sobre eles) não passam de normas de conduta(talvez diminua demais classificá-los assim) para um bom convívio mútuo e de auto-conhecimento, visto que você pode seguí-los e não ser católico ou protestante, ou o que seja. Expurgando-se todo o preconceito(porque sim, ele existe) deste conteúdo temos então mais um galho de ramificação da grande árvore de histórias do vasto e complexo universo que é quadrinhos. Pois há público para esse tipo de história e talvez não haja muitas conquistas neste gênero de história. Entendamos que quadrinhos são quadrinhos e estes não se predem a determinado estilo de traço, história, narrativa ou até mesmo, nem de suporte(papel). Se a história da vida de Jesus é algo já massivo em nossas mentes e repetido por demais em nossa cultura, quão surpreendente não seria ter uma obra em mãos que valorizasse esses mais de 5mil anos de tradição cristã usando-se desta linguagem igualmente "velha"(ver próximo post sobre as origens dos quadrinhos), para criar algo diferente, inovador? Este assunto mostra-se facinante que merece uma pesquisa mais detalhada. Mais pra frente, quem sabe...

Por esses dias inexperadamente encontrei uma obra(ou ela me encontrou), ficando receoso a princípio do conteúdo, a julgar a relação capa (elaborada) - conteúdo(desconhecido, protegido por uma capinha de plástico). Mas continuei curioso, justamente pelo conteúdo escondido sobre aquele quadro que era a capa. Pois bem, li A vida de Jesus em quadrinhos. O traço é simples, luz e sombra, tinta nanquin... Conta em 192 páginas um resumo da vida de Jesus e seus milagres baseado nos 4 evangelhos do novo testamento. O quadrinho foi desenhado por Eugênio Colonnese(3/07/29 - 7/08/08), italiano radicado aqui no Brasil, criador também da famosa vampira Mirza(1967) dois anos antes da famosa Vampirella, esta americana. Vale a leitura por serem obras tão diferentes em seu conteúdo como presusposto para entender que artistas não se prendem a determinado ramo de histórias(por motivos pessoais ou econômicos).

Já que estamos falando de vampiros e Jesus, vale citar aqui também Loaded Bible: Jesus vs Vampiros, de Tim Seeley, hq lançada em abril de 2006. Em um futuro não tão distante, Jesus retorna para livrar a Terra da presença de vampiros, num ato de salvação comparável às histórias do super-universo(quadrinhos de super-heróis). Segundo Tim Seeley, em entrevista ao site CBR News: "Um dia, por alguma razão, me veio à cabeça fazer uma história em que Jesus enfrentava vampiros.(...)No ano passado, eu me sentei e comecei a escrevê-la. Como tenho alguns amigos na Image, enviei a eles o material. O pessoal achou aquilo divertido, e então começamos o lento processo de procurar um desenhista para levar a idéia adiante".

2 comentários:

Adriano Borges disse...

O pior gibi do mundo

Ei voce... que tem muita porcaria por ai, todos nós já sabemos, mas tás a fim de descobrir qual o pior gibi, a pior HQ do mundo?

PAPO BRAVO tem o (des)prazer de apresentar pra voces

http://papobravo.blogspot.com/2009/05/o-pior-gibi-do-mundo-lhama-invasion-n.html

um artigo isento e justo sobre o talvez pior gibi do mundo - confira e...

prove que eu estou errado!!

http://papobravo.blogspot.com

yuri disse...

cara, gostei mto desse artigo. embora curto, reflete uma realidade que não é mto explroada...


=)