» Download EU COMIGO MESMO: aqui ou aqui / Download QUADRINHO MUDO: aqui ou aqui / Download O MITO DA CAVERNA:aqui ou aqui

sábado, 22 de agosto de 2009

Marvel anime

Realmente, quadrinhos é um universo infindável... Gostaria de escrever/repassar tudo que leio, vejo por aí. É tanta coisa interessante, mas no momento isso basta:

Como toda profissão que envolva artes(isso mesmo, eu disse profissão!) temos que ser eternos estudantes, vendo tudo a nossa volta, ampliando mais e mais nosso repertório. E por mais que não pareça tudo se encaixa, e tudo é ou pode ser usado como recursso na hora de criar quadrinhos.

Durante o evento recente da comic-con desse ano(24/07/09) em San-Diego, foram divulgados dois vídeos de divulgação da mais nova empreitada da Marvel. O curioso é que os vídeos mostram dois personagens de peso do universo Marvel em estilo anime. A série Marvel Anime foi criada em Parceria com o renomado estúdio japonês MadHouse(Death Note por exemplo foi produzido por eles) serão produzidas 4 séries, sendo os teasers exibidos de Wolverine e Homem de Ferro. Os outros próximos projetos serão Blade e X-men, conforme disse Warren Ellis, roterista do projeto.

Para Massao Maruyiama, presidente da Madhouse, o maior desafio do projeto foi aliar o estilo do animê japonês com os desenhos e estilo Marvel. Para Ellis, "escrever animês é ainda melhor que trabalhar em animações normais e quadrinhos, pois há uma liberdade criativa muito maior - e mais dinheiro". O personagem Wolverine, que sempre teve um pezinho no Japão, está muito diferente do original, contudo não deve desagradar os fãs mais ferrenhos. Já, o Homem de Ferro continua bastante parecido com o original.


Não é só Turma da Mônica que vira mangá não. Essa releitura oriental de material americano não é novidade. Por causa da difusão e sucesso do gênero Mangá, os comics americanos hoje já trazem parte da linguagem oriental incorporada em suas páginas, vide as chamadas linhas de ação e o aspecto narrativo. A característica mais superficial(traço) também já vem sendo estudada/usada/incorporada aos comics há algum tempo, tendo sido lançado a algum tempo MARVEL MANGAVERSO, no qual toda a origem da Marvel assim como a origem dos personagens é recontada, tendo forte embasamento na cultuta oriental(o homem-aranha por exemplo passa a ser um ninja e o Hulk quase um godzilla destruindo cidades...). Antes de Marvel Mangaverso houve também um curioso homem aranha estilo mangá com a cara do Speed Racer. Wolverine: Snikt! também é um exemplo dessa "manganização" dos comics, onde Wolverine é retratado de forma sombria e punk pelas habilidosas mãos de Tsutomu Nihei, autor do mangá Blame!, de 1997, que redefiniu o gênero cyberpunk nos mangás.

Nenhum comentário: